Translate

sexta-feira, 23 de abril de 2010





23 de ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO

Celebra-se hoje, em todo o Mundo, o dia Mundial do LIVRO, iniciativa destinada a promover o livro e combater a iliteracia (palavra distinta). Em todos os dias do ano, nasceram e morreram grandes escritores, só os autores de língua latina e as suas obras preencheriam o desígnio de, em vez do dia Mundial, comemorarmos o ANO MUNDIAL DO LIVRO.

Inicialmente a data escolhida foi 7 de Outubro de 1926, para comemorar o nascimento do autor MIGUEL CERVANTES. Em 1930, a data passou para 23 de ABRIL, dia da morte de CERVANTES. O mundo é assim, é depois da morte que comemora a vida, o reconhecimento do grande valor de muitas obras literárias e artísticas (alguns autores morreram na miséria) só é concedido depois da morte física.

Este dia emblemático escolhido pela UNESCO, assinala a morte de MIGUEL CERVANTES, o nascimento de VLADIMIR NABOKOV e, também, o nascimento e a morte de WILLIAM SHAKESPEARE. Vá lá…morte e nascimento.
MAS LOUVE-SE O LIVRO E A MAGIA QUE ELE CONTÉM, A PALAVRA QUE ELE NOS TRAZ, AQUELE SENTIMENTO DE PARTILHA E CUMPLICIDADE QUE NOS TRANSMITE QUANDO O FOLHEAMOS. TRANSMITIR ÀS NOVAS GERAÇÕES O VALOR DO LIVRO É UMA RESPONSABILIDADE QUE NOS CABE.

VIVA O LIVRO, O LEITOR E O AUTOR, GÉNIO CRIADOR DE ESCRITOS QUE NOS TRANSMITEM CONHECIMENTO, NOS FAZEM SONHAR E POR VEZES VOAR NUM INFINITO MÁGICO.

ARFER

8 comentários:

  1. Os livros são amigos que nunca nos deixam mal .

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ola seja bem vindo ao meu holl seguidores, muito legal seu blog, utilidade publica na veia, parabens voltarei mais vezes

    marquinhos

    ResponderEliminar
  3. É uma grande tristeza que nossos amados escritores só sejam reconhecidos após sua morte , afinal , a alguns anos nossos livros e escritores tem estado em esquecimento por falta de uma juventude "Leitureira".
    Viva a 23 de abril , não sei o que seria de mim sem Livros!

    ResponderEliminar
  4. A importância do livro vai além do fato de se instituir um dia. Não me agrada muito esse negócio de dia disso ou dia daquilo, mas se já esta dito, vamos aproveitar para fazer eventos em que se envolvam, principalmente, crianças e adolescentes e tentarmos oferecer um ambiente favorável a leitura para todos e que a multiplicação dessa preocupação não seja fugaz e sim eternal.

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste texto.
    É indiscutível a importância do livro no âmbito do lazer, do saber, do sonhar, do SER...

    Mas preocupo-me com a concorrência desleal das novas tecnologias que tendem a afastar o público mais jovem dos hábitos de leitura. Neste aspecto só uma intervenção dinâmica das famílias, das escolas e das sociedades em geral poderá salvar o LIVRO. Salvem-no!!!

    ResponderEliminar
  6. Genial seu blog.
    Te seguindo,
    Voltarei mais vezes.

    Quanto ao fato do reconhecimento ao autor ser muitas vezes póstumo, tenho uma possível explicação:
    Acontece que os gênios, de maneira geral, estão décadas à frente de seu tempo. Dessa forma, os homens "comuns" de sua época não o compreendem.
    Enfim, é só uma especulação.

    Parabéns pelo blog,
    abraço de quebrar a costela,
    Hotel Crônica

    ResponderEliminar
  7. Numa perspetiva completamente abrangente, posso
    dizer que gostei de tudo. O cara tem pedigree, é
    um bom blogger. Um abração do
    Anónimo

    ResponderEliminar
  8. E eu que não sabia, que deixei passar em branco, que não fiz um agrado a minha biblioteca, que não acariciei o Lavoura Arcaica, nem cheirei o mofo do meu livro de infância. Nunca mais deixo o dia 23 passar sem uma comemoração.

    ResponderEliminar