Translate

quinta-feira, 19 de março de 2020

DIA DO PAI



É DIA DO PAI - AQUI VOS DEIXO AS PALAVRAS DE UM AMIGO
        
               DEMASIADO TARDE

        Amo-te muito, pai! É tão estranho
         Que me apareça agora na memória
         As palavras que nunca te disse, pai.
         Essa espécie de distância, mas tão perto,
         Não me dava alento e à-vontade
         Para te dizer palavras tão simples
         E que estiveram vezes sem conta
         Entaladas entre o coração e a boca.
         E não me lembro de tas ter dito, pai.
        
         Pior do que isso, pai,
         É sentir não to ter demonstrado
         Com a força suficiente
         Para que tu acreditasses.

         O facto de me teres ensinado a tratar-te por você
         Parece ter criado uma barreira intransponível
         Que eu não soube compreender
         Ser apenas uma forma de respeito mútuo
         E que não devia esconder-me atrás dele
         Para dizer-te mil vezes como te amava.

         Julgava que esse não era muito o teu estilo.
        
         Hoje, tenho a certeza que errei.
         E como tu precisavas que eu to tivesse dito.

         Desculpa, pai.

         Ofereço-te as palavras da minha punição tardia:

         “O esquecido beijo, enquanto vivo,
         Não mo venhas dar depois de morto.”

         E tenho medo, pai, um medo enorme
         Que os meus filhos me possam fazer o mesmo.

         É que a história, às vezes, repete-se ...

           FERNANDO TAVARES MARQUES



Sem comentários:

Enviar um comentário