Translate

domingo, 24 de abril de 2011

25 DE ABRIL- 37 ANOS DEPOIS

LIBERDADE ??  37 ANOS DEPOIS

              ABRIL EM PORTUGAL- ESTE É O PAÍS ONDE NASCI E HABITO.

Em 25 de Abril, a acção do Povo e do MFA, foram a chave que abriu as portas da esperança de um povo amordaçado. De todos aqueles que: nas prisões de Caxias, Aljube ou Peniche, na clandestinidade, nos campos, nas fábricas, nas escolas, nas colectividades, cooperativas e sindicatos sempre resistiram, enfrentando a intimidação e a repressão de um regime fascista, responsável por 13 anos de guerra colonial, pela emigração clandestina de centenas de milhar de portugueses e responsável por uma taxa de analfabetismo não comparável á de qualquer país europeu.
A luta persistente dos patriotas que nos trouxe a aura de Liberdade que os cravos de Junho, fixados nos canos das espingardas em 25 de Abril, foi o sinal de um novo caminho a percorrer, o início de uma viragem histórica, que mais do que uma recordação é preciso lembrar e fazer cumprir.
Muito do que foi jurado cumprir, quando em 2 de Abril de 1976 foi aprovada a Constituição da República Portuguesa, não se cumpriu.
A primeira lição advém de que no dia 26 de Abril de 1974 todo, ou quase todo o Portugal, era democrata e revolucionário, o que significaria, á priori, que o fascismo, o colonialismo, analfabetismo e a repressão, só faria parte do imaginário de alguns.
A segunda lição, face aos incumprimentos da Lei Fundamental, é estar atento e lutar para que se façam cumprir os Direitos e as Liberdades nela inscritos
Apesar dos desgovernos dos que representam os mandantes do regresso ao passado, hoje todos têm escola, não haverá mais “homens que nunca foram meninos” , porém a informação é muitas vezes distorcida e eivada de meias verdades, onde há dita sem contradita e plena da presença de políticos e comentadores que são hábeis na utilização do tal “Manto diáfano que esconde a verdade”.
Porém o direito de votar é livre, por isso a observação atenta é fundamental para que, na hora de decidir em quem votar, a cruzinha seja colocada no quadradinho certo, com a consciência de que o fazemos pensando que, ao fazê-lo, optámos pelo bem da sociedade de que fazemos parte, tendo em conta o presente e o futuro.
O VOTO é livre (prenda de ABRIL que ainda não nos foi negada) mas não é a arma do Povo, como nos tentam fazer crer. A participação na prática da cidadania, o conhecimento, o sentimento e a memória é que são de facto as armas mais eficazes.
Os que nos têm desgovernado nas três décadas pós - ABRIL, contam com o apoio de “Grandes Famílias Grandes Empresas” (Edições D. Quixote), que como se de um jogo de Xadrez se trate, basta-lhes mudar umas pedras no tabuleiro do poder, manter o Rei, a Rainha e os Bispos, porque as Torres da resistência estão e são limitadas nas acções que o jogo de interesses impõe e, quanto aos Peões, jogam no pressuposto da memória curta, da crises criadas por eles próprios e dos MEDOS da sujeição à Lei da Oferta e da Procura em que os peões são vistos e tratados como mercadoria negociável e descartável. Se muito protestarem, sacodem-se umas migalhas da toalha da abastança do Poder, com pequenas cedências aqui e ali. Receita é conhecida. A política de benesses e comendas, da cunha institucionalizada, do compadrio e silêncios cúmplices, produtora de ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres, torna este canteiro à beira mar plantado (ora sujeito à ingerência externa – autoridade que o povo não lhes conferiu) no país europeu onde as desigualdades sociais são mais evidentes e se acentuam passo a passo.
HÁ QUE DIZER BASTA !!!!
A Cultura, o Conhecimento e o Saber, são as armas mais eficazes para combater o obscurantismo, as ditaduras camufladas que levam às desigualdades sociais, tenham o nome que tiverem.
Recordar e Viver o ABRIL que floresceu em MAIO, é ter esperança num futuro mais justo, mais fraterno e mais igual. É LUTAR PELA LIBERDADE.

ARFER


13 comentários:

  1. Lá estaremos e seremos muitos muitos mil
    para fazer reflorescer os sonhos de Abril

    ResponderEliminar
  2. Sei que estás em festa, pá
    Fico contente
    E enquanto estou ausente
    Guarda um cravo pra mim
    Eu queria estar na festa, pá
    Com a tua gente
    E colher pessoalmente
    Uma flor do teu jardim
    Sei que há léguas a nos separar
    Tanto mar, tanto mar
    Sei também que é preciso, pá
    Navegar, navegar
    Lá faz primavera, pá
    Cá estou doente
    Manda urgentemente
    Algum cheirinho de alecrim.

    (Chico Buarque)

    Feliz Dia da Liberdade!

    =]

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente ... LINDO !!!

    Adorei !!!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  4. gracias por seguir mi blog ...yo también te sigo te espero en "Espigas del alma"
    un abrazo
    Marina

    ResponderEliminar
  5. gracias por seguirme y por visitarme un abrazo
    Marina

    ResponderEliminar
  6. A liberdade de um povo e condição primeira para que este seja feliz. Tudo que a sociedade livre venha a produzir seja em conhecimento ou manifestar em suas próprias relações em prol de seus integrantes, são oriundas desta condição.

    ResponderEliminar
  7. Arfer,extremamente interessante sua postagem,e ainda se fala em Liberdade.A quanto custo o pouco foi conseguido.Porém a esperança de um futuro melhor,com mais pessoas sábias e humildes depende de nós.E cada um repassando um pouco do seu conhecimento,haverá muita esperança para todos.Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. Querido amigo, meu blog Devaneios está completando um aninho de vida, e gostaria de convidá-lo para comemorar. Tem um selinho lá para você. Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  9. O voto é um direito e uma conquista que exige outros ingredientes para se chegar ao esperado resultado. Não há liberdade apenas porque se pode votar. Se não se tem o real conhecimento de uma situação, não há como usar essa liberdade e lutar para a mudança que se deseja. Infelizmente, os que detêm poder contam, também, com uuma capacidade de persuasão que só a sabedoria pode vencer.

    ResponderEliminar
  10. Ainda existe um belo futuro a construir!
    É só seguir ideais como os teus!
    Muito prazer em conhecer-te.
    abraços.
    flora!

    ResponderEliminar
  11. buenas noches ...hoy de visita y desearte un feliz dia de mañana
    un abrazo
    Marina

    ResponderEliminar
  12. preciosa musica ...me encanta.
    feliz jueves y un abrazo
    Marina

    ResponderEliminar
  13. Querido amigo, tenha uma linda semana. Beijocas
    Se tiver um tempinho de uma passadinha no meu novo blog.
    http://worldgeoblog-marilu.blogspot.com

    ResponderEliminar