Translate

sábado, 23 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

23 de ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR


Celebra-se hoje, em todo o Mundo, o dia Mundial do LIVRO, iniciativa destinada a promover o livro e combater a iliteracia (palavra distinta). Em todos os dias do ano, nasceram e morreram grandes escritores, só os autores de língua latina e as suas obras preencheriam o desígnio de, em vez do dia Mundial, comemorarmos o ANO MUNDIAL DO LIVRO.

Inicialmente a data escolhida foi 7 de Outubro de 1926, para comemorar o nascimento do autor MIGUEL CERVANTES. Em 1930, a data passou para 23 de ABRIL, dia da morte de CERVANTES. O mundo é assim, é depois da morte que comemora a vida, o reconhecimento do grande valor de muitas obras literárias e artísticas (alguns autores morreram na miséria) só é concedido depois da morte física.

Este dia emblemático escolhido pela UNESCO, assinala a morte de MIGUEL CERVANTES, o nascimento de VLADIMIR NABOKOV e, também, o nascimento e a morte de WILLIAM SHAKESPEARE. Vá lá…morte e nascimento.

TRADIÇÕES: O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.

MAS LOUVE-SE O LIVRO E A MAGIA QUE ELE CONTÉM, A PALAVRA QUE ELE NOS TRAZ, AQUELE SENTIMENTO DE PARTILHA E CUMPLICIDADE QUE NOS TRANSMITE QUANDO O FOLHEAMOS. TRANSMITIR ÀS NOVAS GERAÇÕES O VALOR DO LIVRO É UMA RESPONSABILIDADE QUE NOS CABE.

VIVA O LIVRO, O LEITOR E O AUTOR, GÉNIO CRIADOR DE ESCRITOS QUE NOS TRANSMITEM CONHECIMENTO, NOS FAZEM SONHAR E POR VEZES VOAR NUM INFINITO MÁGICO.

ARFER

7 comentários:

  1. Ainda que todo o dia é dia do livro,

    Aproveitemos, ao menos, este dia especial, evocativo de dois génios da Literatura Mundial, para reforçarmos o apelo à leitura, nunca é de mais ler. Ler livros e jornais e revistas.

    A Internet não pode substituir a leitura dum bom livro.

    Um abraço, Boa Páscoa
    António

    ResponderEliminar
  2. Com certeza seríamos mais tristes e solitários sem os livros...
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  3. Los libros nos hacen sentir,llorar,sonreir,viajar etc.Sin libros creo que estaria siempre nublado.Besos.

    ResponderEliminar
  4. Os livros são a continuação do mundo!

    abçs e grata pelas informações tão valiosas!

    ResponderEliminar
  5. Adoro os livros.Afastam a solidão e dão asas a nossa imaginação.São ótimos companheiros.Uma data para reverienciar os livros nos torna mais conscientes da necessidade de maior divulgação e da valorização da literatura e, conseguentemente da palavra escrita.Parabéns pelas informações e por esta alma de luz que possuis.Abraços

    ResponderEliminar
  6. Oi, que bom encontrar mais uma pessoa que inventiva a leitura.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Parabens pelo excelente blog

    Vou voltar e estar atento

    Abraço

    ResponderEliminar