Translate

quarta-feira, 21 de março de 2012

A NATUREZA DO HOMEM


DIAS 21 e 22 de MARÇO



Dias plenos de crer e intensidade
Onde tudo se relaciona, e na verdade
Se todos entendessem o seu significado,
Bem seria para toda a humanidade.


ALGUMAS INTERROGAÇÕES:

- Serão as desigualdades fruto da injustiça ou é a injustiça fruto das desigualdades?

- Será que a liberdade é possível havendo fome? Para onde caminha o planeta azul que até podia ser vermelho se o planeta Marte não tivesse já esse cognome?

O que pensamos nós, se sabemos que:
Muito poucos poluem o que muitos limpam. Uns, poucos, sacodem as migalhas da mesa farta e com esses restos muitos outros enganam a fome. Uns, poucos, arrasam florestas e muitos outros fazem campanhas para as plantar. Muito poucos são donos de terras por cultivar e muitos camponeses morrem por as querer trabalhar. Porque dia VINTE E DOIS é o dia Mundial da ÁGUA lembro que :- Muito poucos poluem a atmosfera, os rios, as ribeiras, os lençóis aquíferos e ainda outros enchem piscinas diariamente, enquanto milhões de seres vivem (ou sobrevivem) com dois litros de água por dia.

DIA VINTE E UM : É o dia que assinalou o chegar da Primavera (no hemisfério norte do planeta Terra), o renascer dos campos floridos e, já agora, que seja também o reavivar das memórias e nos traga um sentimento de esperança de um Mundo mais fraterno. É, também, o DIA MUNDIAL DA FLORESTA, que tem como objetivo lembrar e sensibilizar os cidadãos de todo o Mundo para a importância que a sua preservação tem para a manutenção da VIDA no planeta Terra, palco da humanidade. Palco onde cada um de nós é um ator, numa peça continuada, desempenhando papéis diferenciados das obras de muitos autores. DIA VINTE E SETE É DIA MUNDIAL DO TEATRO, um dia de todos nós, que participamos em dramas, tragédias e comédias no dia a dia das nossas vidas. Bem haja para os que com o saber e a arte de dizer nos trazem o sabor da palavra e a riqueza do conhecimento.

VINTE E UM é, também, o DIA INTERNACIONAL CONTRA A DESCRIMINAÇÃO RACIAL, instituído pela ONU, que marca a data trágica de um massacre havido na África do Sul em 21 de Março de 1960. Não gosto de abordar o tema quanto ao facto, à data ou à cor da pele, porque qualquer dia, dos 365 ou 366 do ano, podia exigir este avivar da memória. Ao longo da história da humanidade povos de todas as raças e credos foram sujeitos à escravatura, à descriminação social e racial, por isso desejo que todos os dias sejam dias de todas as causas e evocações.

E porque a poesia marcou o DIA fica uma pequena quadra, sem rima. – quatro versos apenas:


Ao chegar a Primavera , cuidámos da Floresta.
É dia da Poesia e do Teatro, por isso, dia festivo.
Da igualdade entre os povos de cor e credos diferentes.
Pois da vontade do outro, nenhum de nós é cativo.

HOJE 22 DE MARÇO - Data em que a ONU determinou que fosse o dia MUNDIAL DA ÀGUA , o bem mais precioso, sem ele não haveria dias da poesia, do teatro, da árvore, nem carnavais ou Natais, simplesmente não haveria VIDA, tal como a conhecemos, ficam as imagens da poluição e da seca, para que todos não esqueçam que o BEM MAIS VALIOSO DE TODOS OS BENS É A ÁGUA.

21 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA POESIA

Neste dia, em todo o Mundo haverá tertúlias, récitas e encontros, falar-se-á de poesia, dos grandes poetas, relegando a poesia popular para segundo plano.
No espaço da lusofonia há e sempre houve grandes poetas, com obras de rara dimensão, como: os portugueses - Luiz Vaz de Camões, Cesário Verde, Fernando Pessoa - Os brasileiros Drumond de Andrade, Vinicius de Moraes e Castro Alves, de Moçambique José Craveirinha, de Angola Agostinho Neto e de Cabo Verde (Terra de tantos poetas) Amílcar Cabral e Eugénio Tavares. Estes são alguns de grandes poetas de língua portuguesa. Mas hoje quero lembrar JOSÉ CARLOS ARY DOS SANTOS, poeta da liberdade, e ANTÓNIO ALEIXO, cauteleiro e pastor de rebanhos, cantor popular de feira em feira, pelas redondezas de Loulé ( Algarve - Portugal )que é um caso singular, bem digno de atenção de quantos se interessam pela poesia. Para reflexão faço uma postagem de algumas quadras da obra “ESTE LIVRO QUE VOS DEIXO”, em parte improvisações registadas, carregadas de sensibilidade, experiência de vida e análise profunda e, também o odor de LIBERDADE sentido no soneto de ARY DOS SANTOS, “MULHER MAIO”.

ARFER



MULHER MAIO

Bom dia, minha amiga, digo em Maio

Es uma rosa à beira de um tractor

Neste campo de Abril onde não caio

Anossa sementeira já deu flor.

:
Bom dia, minha amiga, eu sou um gaio,

Um pássaro liberto pela dor;

Tu és a companheira donde saio

Mais limpo de mim próprio, mais amor.

:
Bom dia, meu amor, estamos primeiro

Neste tempo de Maio a tempo inteiro,

Contra o tempo do ódio e do terror.

:
Se tu és camponesa, eu sou mineiro.

Se carregas no ventre um pioneiro,

Dentro de ti, eu fui trabalhador.


JOSÉ CARLOS ARY DOS SANTOS



QUADRAS SOLTAS


Que importa perder a vida

Em luta contra a traição,

Se a Razão mesmo vencida,

Não deixa de ser Razão


Embora os meus olhos sejam,

Os mais pequenos do Mundo

O que importa é que eles vejam

O que os homens são no fundo


Não sou esperto nem bruto

Nem bem nem mal educado;

Sou simplesmente o produto

Do meio em que fui criado.


ANTONIO ALEIXO

6 comentários:

  1. Dias de tantas, tantas coisas... que não nos sobre o tempo... que não deixemos cair a memória...

    ResponderEliminar
  2. Que bela a tua homenagem as diversas e importantes datas!Vale refletir sobre a importância da natureza, a discriminação racial, a água no planeta, a poesia que enfeita a alma e torna a vida mais bela e tantas outras em diferentes países e que marcam este mês de março.
    Seja feliz ! Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  3. A natureza precisa ser preservada ,para que o homem também o seja.

    Os poemas são belos . assim como toda a postagem.
    (eu também digo não ao racismo e a desigualdade social)

    Um grande abraço ,querido !

    ResponderEliminar
  4. Poeta,querido!! Fiz uma viajem encantadora pelo seu blog.
    Adorei teu trabalho.
    Receba meu abraço fraterno
    vera portella

    ResponderEliminar
  5. Arfer, que todos os dias nos tragam à memória estes dias tão importantes que assinalou neste seu post, carregado de reflexões que vale a pena interiorizar.
    Desigualdade social, racismo, preservação da natureza...também a mim me preocupa para onde caminha a nossa humanidade.
    Bom inicio de semana
    Abraço
    Sónia

    ResponderEliminar
  6. Adorei o teu espaço
    porque nele a emoção
    anda na pele do abraço
    e ao amor dá vocação.

    Parabéns!
    Obg pela visita. Volte mais vezes, quando puder!
    Grande abraço.
    Elen

    ResponderEliminar