Translate

quarta-feira, 18 de abril de 2018

MONUMENTOS E SÍTIOS . O SEU DIA!



DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS” 2018

18 de ABRIL - dia dos Monumentos e Sítios:
 O PATRIMÓNIO que temos, no Campo ou na cidade,
E que ao longo da vida, nós retemos na MEMÓRIA,
Foi marca de gerações, deu-lhes uma IDENTIDADE.
Os Monumentos e Sítios, são os guardiões da HISTÓRIA.
ARFER
 A Direção-Geral do Património Cultural, coordenadora nacional do DIMS 2018, em colaboração com o ICOMOS Portugal, convida todas as pessoas a associarem-se a esta comemoração através da participação nas iniciativas que decorrem em todo o país.
Anualmente é eleito um tema para celebração, relativo à importância do PATRIMÒNIO (material e imaterial) que deveria contar com a participação de todos como ato de cidadania (obrigatório), em defesa da CULTURA e da IDENTIDADE.
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018, a 18 de abril, assume o tema: “Património Cultural: de geração em geração”. Em Portugal o dia é assinalado com diversas iniciativas onde a participação é gratuita, como visitas a monumentos e museus.
A preservação do PATRIMÓNIO HISTÓRICO, MATERIAL E IMATERIAL é “marca” identitária dos povos e impõe-se somo regra moral de cidadania.
As imagens que vos apresento são representativas do PATRIMÓNIO histórico INDUSTRIAL . Quando este Concelho, começou, há mais de cinco séculos, a “enriquecer” com as indústrias: VIDREIRA, da CERÂMICA e MOAGEIRA , sendo no século passado Um dos polos industriais mais importantes deste país. Acrescento devido a “chegada” do COMBOIO em fins do século dezanove…
Consulte os programas das mais de seiscentas iniciativas programadas em Portugal e participai.                                     ARFER





 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário