Translate

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O MARQUÊS DE POMBAL


Sebastião José de Carvalho e Melo - Marquês de Pombal

O Conde, O Marquês, O Sebastião ___________________________________________________________

1.Filiação

Nasceu em Lisboa, no dia 13 de Maio de 1699 (ainda a senhora de Fátima estava em hibernação) uma linda e rosada criança, que seria baptizada, a 6 de Junho do mesmo ano, na freguesia da Mercês. Ser-lhe-ia dado o nome pomposo de Sebastião José e de apelido, Carvalho do pai (capitão de cavalaria e fidalgo da casa real - Manuel de Carvalho Ataíde e Melo da sua mãe Dona Teresa Luísa de Mendonça e Melo, filha do Senhor João de Almeida Melo, dono dos Morgados dos Olivais e Souto Rei.

2. Infância e Juventude

O menino cresceu, estudioso mas rebelde.

Criança forte de físico e de mente.

Acabou por ser aluno na Universidade de Coimbra, onde frequentou o 1º ano jurídico, mas o seu espírito rebelde de quem gosta de decidir e ao estar sujeito, largou a “Escola” e optou pela vida militar, assentou praça como cadete.

Porém, mais uma vez, porque inteligente e senhor de seu nariz, ser mandado por quem (carenciado de inteligência e inovação) não era com ele, pediu a demissão e para alem de se dedicar ao Estudo da Historia, da Política, e da Legislação, entregou-se à vida ociosa da capital, das tertúlias, das farras e dos namoros breves e escaldantes. É liquido que era figura no grupo dos Capotes Brancos, bando da fidalgos aventureiros que perturbavam as noites suaves, tranquilas e amenas da capital do Império (uma espécie de Tedy Boys da época).

Enérgico, Belo e decidido (um Pão) era requerido pelas damas (não seria o sedativo come tudo, mas o Sebastião o desejado).

3. Os Amores

E assim uma dama da corte, componente do séquito da Rainha D. Maria Ana de Áustria, de nome D. Teresa de Noronha e Bourbon, senhora bela e linda, viúva, dez anos mais velha do que ele, que tinha sido casada com um primo de nome António Mendonça Furtado (pelo curto período de quatro anos 1714-1718), apaixonou-se por ele, de forma que aconteceu o inevitável, contrariando a família.

Os pais (da grande nobreza, ociosa e rica) só a pedido da rainha aceitaram conceder a mão os pés e o resto, ao futuro Marquês, e assim, aquela paixão deu em casamento. Em segundas núpcias a D. Teresa casou-se com o Sebastião em 16 de Janeiro de 1723, ela com 34 anos e ele com 24, foram viver para uma quinta, que o ainda não Marquês, possuía em Soure, onde continuou os seus estudos.

Uma “cunha” do Cardeal Mota, ministro e valido de D. João V (o Barrasco), vale a Sebastião José a nomeação de sócio da Academia real da Historia Portuguesa, isto em 1733, tendo este a incumbência de escrever a história de alguns dos reis, deste pais onde imperava a ignorância e o analfabetismo.

Nunca acabou este trabalho, que para ele provavelmente seria redutor, como mais tarde veio a provar.

Saltando no tempo, a 27.03.1739, dezasseis anos depois de ter casado, morreu o seu primeiro grande amor - D. Teresa de Noronha, estava em Londres (falarei adiante da sua prestação como embaixador ). Grande desgosto sofreu com a morte da sua querida esposa, que lhe legou todos os seus bens.

Já em Viena, apaixonou-se de novo por uma linda, doce e rica dama, a condessa de Daun, Dona Leonor Ernestina Eva Wolfganga Josefa com quem se casou em 18 de Dezembro de 1745.

Também este casamento foi difícil. Sebastião homem apaixonado e lutador, sempre teve de “lutar” contra as vontades dos progenitores das suas amadas.

De facto a condessa de Daun, filha do Conde de Daun do Sacro-Romano Império (marechal- general) Henrique Ricardo Lourenço e de Dona Violante Josefa condessa de Bromond, em Peyersperg(dama de honor da imperatriz Leonor Madalena), não queriam de forma alguma que um rico homem casasse com a filha, preferiam um homem rico, independentemente ou não de ser vazio de saber.

Porém e mais uma vez, D. Maria Ana de Áustria, Rainha de Portugal, intercedeu e o seu querido Sebastião lá se casou de novo.

O futuro Marquês, mais uma vez se deu nota de que amores, fáceis no sentir mas difíceis no conseguir era com ele.

As bodas realizaram-se no ano de 1745 e pouco tempo depois, a conselho do seu famoso médico Van Swietem regressa à Pátria amada, trazendo a sua querida.

4. O Político / O Governante / A Nobreza e a Igreja Caducas

Em 1739 é enviado para Londres como ministro plenipotenciário (uma espécie de embaixador com plenos poderes), e aí sim, a sua invulgar capacidade e prodigiosa inteligência, era revelação que tal D. Sebastião “o desejado” não sairia da Bruma, mas tinha nascido na freguesia das Mercês em Lisboa.

Começa por “arrancar” do Duque de Lencastre, o reconhecimento da reciprocidade de direitos para os negociantes portugueses, o direito de premir os capitães de navios ingleses que em terra e águas portuguesas cometessem excessos.

A pedido de D. João V, enviou para Portugal uma preciosa colecção de Bíblias Hebraicas, e tudo quanto se havia escrito sobre leis, ritos, costumes e politica em quantas línguas havia, que chegariam a Lisboa em 1743.

A inteligência, argúcia e modo hábil como conduziu as negociações para que fora mandatado, levou a que fosse nomeado para a hercúlea tarefa de mediador na discórdia
entre as cortes de Viena de Áustria e de Roma e mais uma vez saiu coroado de êxito. O imperador Francisco I e o Papa Bento XIV a apertaram as imperiais e “santas” mãos.

Voltou para Lisboa, ainda antes do desfalecimento e posterior falecimento de D. João V, em 31 de Julho de 1750.

Subiu ao trono de D. José I (e único) e logo a rainha sua mãe, agora muito amiga da condessa de Daunn (sua Dama de Honor), aconselhou o seu filho-rei, a nomear Sebastião  "o Salvador” Secretário de Estado da Guerra e Estrangeiros.

Passado pouco tempo (10 de gosto de 1750 - ardia o Hospital de Todos os Santos (obra de outro grande da História Portuguesa, D. Joao II ). Não sendo um pretexto, mas uma realidade, de novo a energia e a capacidade de Sebastião José se manifesta, no reerguer do Hospital. Não tardou que a sua inteligência superior se tornasse tão manifesta, quanto a sua capacidade de iniciativa e audácia.

Tornou-se o mais forte e influente, ministro do reino.

Era um reformador, era fã de Richilieu, como ele queria consolidar o poder do rei e consolidar o regime do Estado, com o objectivo de colocar Portugal no topo da civilização europeia, ainda que para isso fosse necessário usar quaisquer meios, incluindo o direito repressivo, de forma a ultrapassar as barreiras que lhe seriam, decerto, impostas pela nobreza ociosa e caduca e a Igreja retrógrada, aliada desta.

Entre 1751 e 1755, tudo fez para regular as actividades económicas. Apesar de “aliada” Inglaterra protestar contra as medidas de Sebastião, este manteve-as chegando a mandar prender oficiais ingleses que levavam ouro amoedado a bordo, que também foi apreendido.

Fundava por decreto a (Companhia do Grão Pará e Maranhão, privilegiada no comércio com o Brasil, reagiu de tal forma enérgicamente aos que se lhe opunham, que muitos dos que o enfrentavam, nesta medida, foram presos.

Estava Sebastião Carvalho empenhado em transformar Portugal, quando pela 9.00h da manhã do dia de todos os Santos (sendo sempre Todos os Santos, primeiro o Hospital agora o Dia), um violento Terramoto atinge todo o Sul da Península Ibérica, seguido de um Maremoto, que inunda os destroços da Baixa da Cidade. Nas zonas mais altas lavram incêndios. Lisboa fica em ruínas.

A 2 de Novembro de 1755- Já o enérgico alfacinha, nado e baptizado na freguesia das Mercês , mobiliza o exército e a polícia, manda tratar da saúde  dos que pilhavam e trata de iniciar o processo de reconstrução de Lisboa. Eugénio dos Santos e Manuel da Maia, a seu mando, traçam a planta da nova cidade.

Alguns historiadores sugerem que a raiz do grande poder de Sebastião de Carvalho foi o Terramoto, não fosse ele o “o Desejado” que da bruma não saiu. O homem capaz, sobredotado e fiel a quem lhe concedia o poder, decerto que lhe não era dispensada a cega confiança de D. José. Para ele era insuportável uma casta de nobres agindo por conta própria e ainda pior do que isto, uma Ordem religiosa “omnipotente” como a Companhia de Jesus, vivendo e agindo à margem da autoridade do Estado.

O rei seguia todos os conselhos do Ministro, o ódio e inveja da nobreza caduca acentuava-se.

Em 1756 eram fundadas:  a Aula de Comércio, A Companhia de Pesca da Baleia nas costas do Brasil, a do Atum nas costas do Algarve e a Companhia do Alto Douro, contrariando o livre comércio e os interesses dos ingleses e de grandes proprietários, o que viria a gerar um motim em 23 de Fevereiro de 1757. Sebastião considerou-o uma rebelião contra o poder de El Rei seu amo.

Nomeou então o Desembargador D. José Mascarenhas Pacheco Pereira Coelho de Melo, para jugar os rebeldes. Foram condenados à morte 21 homens e 9 mulheres e a várias penas 155 homens e 33 mulheres.

Quebrou, com este exemplo, todas as resistências municipais ao seu projecto de modernização e enérgica administração.

Visava e (tal como D. João II), também, reprimiu o orgulho da Nobreza exploradora e ociosa, como mais tarde se empenhou em liquidar o “Polvo” (Máfia nobre ou burguesa) que se acoitava na super poderosa sombra da Companhia de Jesus, que acabou por ser expulsa do reino em barcos da Marinha Real.

A tentativa de assassinato do Rei, em 13 de Setembro de 1768, quando este voltava ao Palácio da Ajuda, provavelmente de uma ronda amorosa. O ataque deu-se com tiros de bacamarte perto da Quinta do Melo. O rei safou-se, não por milagre da nossa Senhora de Fátima, mas porque um dos bacamartes se encravou e o cocheiro voltou para trás em vez de seguir para o paço real.

O Rei não deixou de ficar com algumas feridas que apesar de não haver antibióticos, não chegaram a infectar.

Na sequência deste acto, Sebastião cuidou do rei, e “encontrou” de imediato os principais suspeitos. O duque de Aveiro, inimigo fidagal  dele próprio de seu Amo, e seus sequazes; Os Távoras, inimigos declarados, ainda porque a mulher do Marquês Luís Bernardo era uma querida, devota e favorita de El Rei D. José.

Procurados, presos e interrogados os inimigos e seus aliados, (Duque de Aveiro, Alornas, Autoguias e Távoras), de hóspedes dos Fortes à Beira Tejo, são condenados os mais responsáveis com pena de morte executados em 13 de Janeiro de 1759.

Agora a 2ª parte. Os Jesuítas, que através da confissão reinavam as consciências, controlando a educação e o ensino como travão da perpétua imobilidade e um permanente obstáculo a todas as tentativas de reforma, regeneração e modernização.

Em todos os países se sentia a forte influência da Companhia de Jesus, mas nas colónias de Portugal, principalmente no Brasil estes seguidores de Inácio de Loiola,  eram na sua totalidade uma praga doentia. Já nos primórdios do governo de Sebastião José, os tinha mandado combater, a Sul do Brasil, sob o comando do governador do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade e no Amazonas Francisco Xavier de Mendonça. Irritado, mandou o Marquês que os governadores-gerais das colónias inquirissem e lhe dessem a saber os costumes e actos dos jesuítas.

O resultado do inquérito foi pior do que imaginara.

Os vícios a relaxação dos costumes, foi a sardinha que fez cair o burro, já demasiado carregado com:

-A influência perniciosa e retrógrada na educação, contrariando o progresso que se pretendia;

-A mãozinha Jesuítica que aprovou a revolta do Porto e apoiou a resistência à fundação da Companhia de Grão-Pará.

-E ainda, segundo os relatórios dos governadores a profunda corrupção existente na Companhia que defendia interesses próprios.

- Não contando com as “afirmações” Jesuíticas de que o Terramoto tinha sido castigo divino, face à governação do Marquês.

A “guerra” de surda, passou a guerra aberta.

Sebastião José consegue do Papa Bento XIV a nomeação de um visitador, que recaiu no Cardeal Patriarca de Lisboa. Consegue também a suspensão dos jesuítas nos actos de pregação e confissão em todas as dioceses portuguesas, expulsando até do Paço, todos os confessores Jesuítas que ali havia.

Morreu Bento XIV e a Ordem dos Capas Negras reage ao ataque do Marquês e dirigem ao Novo Papa Clemente XIII reclamando da acção do Cardeal visitador nomeado (eram eles que jesuíticamente puxavam os cordelinhos das marionetas e agora estavam a tirar-lhes os fios.).

O Conde contra atacou, pediu ao Papa licença para processar todos os que colaboraram na tentativa de assassinato do rei e em outros actos de lesa majestade. O Papa concedeu, mas solicitou ao Rei que não  expulsasse os jesuítas dos seus domínios. O Conde esqueceu-se de tal pedido e por decreto de 3 de Setembro de 1759, o brigue “S.Nicolau” saiu com o carregamento de Jesuítas para Itália.

O já Conde de Oeiras (dec.de 15 de Julho de 1759), não suporta o comportamento do núncio apostólico representante do papado em Lisboa e manda-o embora de Portugal, fazendo regressar a Lisboa o embaixador em Roma, Francisco de Almada.

Confrontação com o Papa, era manifesto que a sua inteligência superior não ligava com mentes redutoras.

O Conde de Oeiras acreditava convictamente que era a Jesuinisteca que transmitia um espírito de fanatismo e que a subserviência às vontades de Roma tinham conduzido Portugal a um Estado Decadente. Se o Beatério continuasse a snifar, metendo o nariz na politica por influências beatas e manipulando os devotos em varias áreas de interesse social, o reino continuaria “ metendo água”, até se afundar.

Voltando à expulsão do Núncio Cardeal Acciaioli, foi acompanhado até a fronteira de Espanha por 30 dragões (o FCP não existia).

Quanto à Inquisição (a data santa) o Conde de Oeiras ainda lhes concedeu o prazer da execução de um Auto de Fé, a vitima foi, o Padre Malagrida e pouco tempo depois o Inquisidor geral (o irmão bastardo do Rei ) juntamente com ou um seu irmão (menino de Palhavã), vão a banhos desterrados para as matas do Buçaco e por lá ficaram até que  deles se esquecessem.

A nobreza e o clero ficaram definitivamente subjugados pelo poder real.

Seguindo o exemplo de Portugal, a França, a Espanha e Nápoles expulsaram, também, os Jesuítas e Clemente XIII morreu aterrado (o que vem a ser isto? E pimba caiu de lado) .

De novo saiu fumo branco e sucedeu-lhe Clemente XIV e em 1773 este recém eleito aceitou a medida proposta, pelo Marquês de pombal (por decreto de 16.09.1769). Os Jesuítas foram definitivamente expulsos do reino, que significou a renovação moral que se ia deixando embalar na letargia e no fatalismo do castigo divino.

Por estes factos o Marquês tornar-se-ia admirado e figura de grande influência em toda a Europa.

Confrontou-se com a Espanha e a França quando o queriam obrigar a sair da neutralidade, na guerra dos sete anos, com os ingleses.

Se queriam guerra, não hesitou, mandou vir o Conde de Lipe um dos mais conceituados oficiais de Frederico da Prússia e encarregou-o da organização do exército e regulamentar a disciplina.

A construção de novos navios que fortaleceram a nossa marinha, mercante e militar.

O favorecimento e apoio ao comércio e à agricultura.

Porém é a Industria que lhes merece maiores cuidados e como prova disso, a protecção que dá à Fabrica das Sedas, em Lisboa, às fábricas de Lanifícios da Covilhã, Fundão e Portalegre ou à Industria Vidreira da Marinha Grande.

Aboliu a distinção entre cristãos velhos e novos, suprimiu a escravatura em Portugal Continental.

Mas censurado, vejam só por mandar prender no forte da Junqueira o Bispo de Coimbra, um pobre velhote de nome D. Frei Miguel da Anunciação que era um dos chefes do partido reaccionário que protegia uma seita de fanáticos religiosos. Um velhinho não devia ser tratado assim.

Mas, talvez uma das maiores obras do Marquês foi o impulso que deu à instrução popular. O decreto de 6 de Novembro de 1772 organizava a instrução primária do modo mais completo para o seu tempo. Estabelecia o princípio do concurso, apoiava o ensino particular. Criava o Ensino Secundário (origem dos actuais liceus), convidava as ordens religiosas a abrir escolas nos seus conventos (mas nada de Jesuitices). Favoreceu o ensino superior criando o Colégio dos Nobres e tratou de reformar a Universidade de Coimbra, reforma que delegou no reitor nomeado por si, Bispo de Coimbra D. Francisco Lemos.

Deu-se uma verdadeira revolução no ensino universitário, para o lixo, foram os legados jesuíticos, e pôs em prática os processos mais audaciosos da nova ciência. Foram nomeados sábios, alguns deles estrangeiros de nomeada.

Para alem das Escolas e Universidades nasceu também um Observatório Astronómico, um Jardim Botânico, um laboratório de Física e Química, um dispensário Farmacêutico, um Teatro Anatómico e um Museu de História Natural. Promoveu a 1ª Exposição Industrial, em Oeiras (talvez a 1ª da Europa e do Mundo). Elevou Aveiro à categoria de cidade, que deixara de ser no reinado do funesto rei D. João III.

De tal modo foi reconhecida a acção do Marquês que o dia 23 de Outubro de 1772.

A cerimónia de abertura da Universidade, foi a maior homenagem que lhe prestaram.

Viam-no como mais como soberano do que como ministro, de quem tinha a consciência de ter prestado ao país e à civilização o mais elevado e importante de todos os serviços.

A fundação da Imprensa Nacional completa a obra do Marquês no que se relaciona com o movimento intelectual. Pela sua acção Portugal tinha saído das trevas da ignorância e do atraso em que mergulhara.

Antes de 1755 Lisboa era das cidade mais beatas que se conhecia. Missas por tudo quanto era caso e todas pagas antecipadamente. Contra a ditadura clerical da Igreja que influenciava ricos e pobres, só a dita dura do Marquês que fez crescer o país. A frase “enterrar os mortos e cuidar dos vivos” é reveladora da sua energia e sentido prático.

De toda a Europa “chovem” elogios. Era causa de admiração, quem, neste pequeno reino à beira mar, conseguiu “plantar” 837 Escolas primárias e secundárias e reformar o Ensino, colocando-o ao nível do que melhor havia no Mundo.

Foi de facto um ditador despótico para a nobreza ociosa e caduca, para “religiosos” retrógados, para burgueses e gente do povo amigos do obscurantismo. A dita dura de Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal (por mérito), é daquelas que preparam o futuro e abrem as portas ao conhecimento e à liberdade. Porém ENGANOU-SE.

DESPEDIMENTO SEM JUSTA CAUSA:

D. JOSÉ morre a 24 de Fevereiro de 1777.

Dona Maria, sua filha, herdeira do trono, para quem o Marquês era um inimigo, manipulada pela nobreza invejosa e mesquinha, os seus confessores, que há muito preparavam a vingança sórdida, decidiu como que numa peça em 3 Actos, despedir SEM JUSTA CAUSA, quem tantos e bons serviços prestara a Sua Majestade seu pai.

- 1º Acto, manda avisar o Marquês de que não se ocupasse do funeral de El Rei;

- 2º Acto, manda libertar todos os presos que tinham sido oposição ao seu pai;

-3º Acto, Sem alegar justa causa, sem qualquer nota de culpa (a não ser o "ódio" que lhe movia as intenções) e sem permitir contraditório ou recurso, demite o Marquês das suas funções, retirando-lhe todos os privilégios e sómente lhe concede o direito de receber o ordenado de 1º ministro e a renda de uma comenda.

Final – Manda retirar o medalhão da estátua equestre de seu pai e no seu lugar coloca o Brasão de Lisboa (um navio de velas cheias) o que fazia o marquês, no seu retiro de Pombal, para onde tinha sido degredado e seus amigos :- “Agora é que Portugal vai à vela”

A MORTE

Depois de vexames, acusações falsas, ofensas várias, interrogatórios vis e humilhantes e recursos, teve o perdão real.

Condená-lo não podia, porque ao fazê-lo puniria tambem a memória de seu pai e REI D. JOSÈ I.

Desgostoso e humilhado o MARQUÊS (D. Sebastião “o Salvador”) morre na noite de 11 de Maio de 1782.

As exéquias solenes foram celebradas na Igreja do Convento de Santo António, em Pombal, pelo Bispo de Coimbra D. Francisco de Lemos, seu amigo fiel. Foi o monge Benedictino Frei Joaquim de Santa Clara (notável orador) que rezou a oração fúnebre.

A REABILITAÇÂO

Num acto de justiça, por decreto de 1833, a imagem de bronze do Grande Estadista, Marquês de Pombal, foi recolocada no pedestal da estátua do Rei D, José I.

No preâmbulo do decreto constava..”..Que o Marquês de Pombal fora o português que mais honrou a sua Nação no século passado……que homens por capricho…com ingratidão incrível fizeram desaparecer a sua imagem do centro da cidade que ele reergueu das cinzas e a transformou numa das mais belas capitais do mundo.”

Este decreto foi rubricado pelo Ministro Cândido José Xavier.

ARFER – Dezembro de 2005



Bibliografias :

“Romance Histórico” de António de Campos Júnior;

O Marquez de Pombal” de Teófilo Braga;

Textos de Pinheiro Chagas.

terça-feira, 11 de maio de 2010






CONVERSAS DA PRAÇA 1º DE MAIO

Estavam dois homens falando
Na esquina daquela praça
Completamente alheados
Da gente que por lá passa.
Provavelmente falavam
De casos das suas vidas
Mas quando passei por eles
No espaço de um segundo,
Escutei…não foi por mal
Que a conversa afinal
Que eu pensava ser banal
Tinha um interesse profundo.
Falavam de indignidade,
Da fome que hà no Mundo.
Parei disfarçadamente
Um pouco distanciado.
Ouvi então um dizer:
“Aprovou-se o “Orçamento”
Discute-se agora o PEC
Eu penso a cada momento
Que é preciso outro PREC.
E disse o outro:
Estas crises financeiras
Maquinadas à distância
Não são mais que roubalheiras
Fruto de muita ganância
Dos donos do Capital.
Os pobres ficam mais pobres
E o desemprego aumenta
Se isto continua assim
A gente não aguenta.
Então disfarçadamente
Passo a passo dali saio.
E recordei aquele ABRIL (74)
E os cravos do mês de Maio.

ARFER

quinta-feira, 6 de maio de 2010

COISAS DE MAIO




COISAS DE MAIO – O MÊS DAS FLORES

COMENTARIO AO MOTE DE UM POEMA LIDO.

O mote:
“Como é que gente tão socialista
Desiste de fazer o socialismo
É querer fazer arroz de cabidela
Sem frango, nem arroz, nem a panela. “

COMENTÁRIO:
O fundador da “TASCA” , “cozinheiro com tempero,
Já na gaveta tinha metido o socialismo.
Este novo “artista”, por agora, com esmero,
Seguindo-lhe o caminho do sem ISMO.
Não consegue cozinhar sem tal tempero
E em vez de sócia – vem a súcia … e agora cismo.

ARFER

E quanto a poesia, desta vez não fui à gaveta e faço-o de improviso. A

Poesia brota do nada e traz tudo
Não se constrói, nem se arquitecta.
Para a criar, não é preciso ter“canudo”
É do sentir de cada um, não se projecta.

É como semente que se torna raiz.
Tronco ou folhagem
E o fruto é cada verso, com ou sem rima.
É o sentir que a palavra tem e o que nos diz.
É a teia que o poeta tece e que assina.
Uns poemas trazem mensagem, outros não.
Outros falam de lutas, vidas e amor.
Outros, ainda, de mitos, dor ou ilusão
De sonhos, liberdade, campos em flor.
Dos cravos, das rosas, das papoilas
De tanta coisa falam, mas também
Das formas belas e suaves das moçoilas
Que nos “levam” nos sonhos para o além.
Ainda que alguns, sejam plenos de fantasias,
Trazem-nos a esperança nas palavras e
Doses imensas de alegrias.

ARFER

sábado, 1 de maio de 2010

1º DE MAIO DE 2010


 




MILHARES DE TRABALHADORES, NÃO TANTOS COMO HÁ 36 ANOS, AINDA QUE EM FESTA, COM A ALEGRIA E A FORÇA QUE SUSTENTA A RAZÃO DOS SEUS DIREITOS, DESFILARAM PELAS RUAS DA CIDADE.

VIVAM OS TRABALHADORES DE TODO O MUNDO. VIVA A LIBERDADE !!!

ARFER
Posted by Picasa

sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR







DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES
1º de MAIO – 120 ANOS DEPOIS


MAIO, mês colorido de múltiplas flores
Do vermelho das papoilas, dos cravos da liberdade
Relembra a luta dos TRABALHADORES
Que o quiseram ser com dignidade.


Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris decretou o 1º de MAIO, como o DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES, UM DIA DE LUTO E DE LUTA. Um ano depois (1890) os trabalhadores americanos conquistaram o direito à jornada de trabalho das 8 horas.

Nos 120 anos seguintes, até aos dias de hoje, essa luta continua e continuará, pelo direito ao trabalho com dignidade e com justiça, pelas centenas de milhões de trabalhadores que, neste planeta que é o nosso, sujeitos à exploração desenfreada, não usufruem dos direitos que lhes são devidos.

EM PORTUGAL É DIA DE FESTA, TRINTA E SEIS ANOS DEPOIS DO 1º DE MAIO FESTEJADO EM LIBERDADE, EM SEQUÊNCIA DAS “PORTAS QUE ABRIL ABRIU”.

No 1º dia do mês de MAIO
O povo saiu à rua
Não pedia Sol, nem Lua
Via o sonho, realidade.
A minha voz e a Sua
Soltavam-se em Liberdade.
E naquela mole imensa
Estava todo um país
Que teve por recompensa
A Liberdade que sempre quis.
ARFER

sábado, 24 de abril de 2010




LIBERDADE

36 ANOS DEPOIS

Em 25 de Abril, abriram-se as portas da esperança de um povo amordaçado. De todos aqueles que na clandestinidade, nos campos, nas fábricas, nas escolas, nas colectividades, cooperativas e sindicatos sempre resistiram, enfrentando a intimidação e a repressão de um regime fascista.

A aura de Liberdade que os cravos de MAIO, fixados nos canos das espingardas em 25 de Abril, foram o sinal de um novo caminho a percorrer, o início de uma viragem histórica, que mais do que uma recordação é preciso fazer cumprir.

Muito do que foi jurado cumprir, quando em 2 de Abril de 1976 foi aprovada a Constituição da República Portuguesa, não se cumpriu.

A primeira lição advém de que no dia 26 de Abril de 1974 todo, ou quase todo o Portugal, era democrata e revolucionário, o que significaria, a priori, que o fascismo, o colonialismo, analfabetismo e a repressão, só faria parte do imaginário de alguns.

A segunda lição, face aos incumprimentos da Lei Fundamental, é estar atento e lutar para que se façam cumprir os Direitos e as Liberdades nela inscritos. Há muito ainda por fazer, porque O VOTO não é a arma do Povo, como nos tentam fazer crer. A participação activa na prática da cidadania, o conhecimento, o sentimento e a memória é que são de facto as armas mais eficazes.

A Cultura, o Conhecimento e o Saber, são o adubo da liberdade que fortalece aa raízes da negação ao obscurantismo, às ditaduras camufladas que levam às desigualdades sociais, tenham o nome que tiverem.

Recordar é Viver o ABRIL que floresceu em MAIO, é ter esperança num futuro mais justo, mais fraterno e mais igual. É LUTAR PELA LIBERDADE.

ARFER


OS QUE GUARDAM NA LEMBRANÇA
AS MÃOS COM CRAVOS VERMELHOS
E OS SENTIMENTOS DE ESPERANÇA
DO POVO QUE PELAS RUAS DA CIDADE
CLAMAVA POR JUSTIÇA E LIBERDADE.
MAR DE GENTE E DE ALEGRIA
E AQUELES QUE O VIVERAM
NÃO ESQUECERÃO ESSE DIA.
DIA QUE FOI O PRIMEIRO
DE UM CAMINHO A PERCORRER,
QUEM O FAZ HÁ-DE VENCER,
E É MINHA CONVICÇÃO
QUE O 25 DE ABRIL
AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO

ARFER

sexta-feira, 23 de abril de 2010





23 de ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO

Celebra-se hoje, em todo o Mundo, o dia Mundial do LIVRO, iniciativa destinada a promover o livro e combater a iliteracia (palavra distinta). Em todos os dias do ano, nasceram e morreram grandes escritores, só os autores de língua latina e as suas obras preencheriam o desígnio de, em vez do dia Mundial, comemorarmos o ANO MUNDIAL DO LIVRO.

Inicialmente a data escolhida foi 7 de Outubro de 1926, para comemorar o nascimento do autor MIGUEL CERVANTES. Em 1930, a data passou para 23 de ABRIL, dia da morte de CERVANTES. O mundo é assim, é depois da morte que comemora a vida, o reconhecimento do grande valor de muitas obras literárias e artísticas (alguns autores morreram na miséria) só é concedido depois da morte física.

Este dia emblemático escolhido pela UNESCO, assinala a morte de MIGUEL CERVANTES, o nascimento de VLADIMIR NABOKOV e, também, o nascimento e a morte de WILLIAM SHAKESPEARE. Vá lá…morte e nascimento.
MAS LOUVE-SE O LIVRO E A MAGIA QUE ELE CONTÉM, A PALAVRA QUE ELE NOS TRAZ, AQUELE SENTIMENTO DE PARTILHA E CUMPLICIDADE QUE NOS TRANSMITE QUANDO O FOLHEAMOS. TRANSMITIR ÀS NOVAS GERAÇÕES O VALOR DO LIVRO É UMA RESPONSABILIDADE QUE NOS CABE.

VIVA O LIVRO, O LEITOR E O AUTOR, GÉNIO CRIADOR DE ESCRITOS QUE NOS TRANSMITEM CONHECIMENTO, NOS FAZEM SONHAR E POR VEZES VOAR NUM INFINITO MÁGICO.

ARFER

quinta-feira, 22 de abril de 2010





22 de abril, Dia do ACHAMENTO do Brasil

Interrogações e certezas.

- Será que El-Rei D. João II, ao firmar o Tratado de Tordesilhas, já sabia da existência de novas terras a Ocidente e a Sul do Equador? – A norte tinha a certeza. E como prova, as idas à Terra Nova dos portugueses na demanda do Bacalhau.
O Caminho da Índia era conhecido devido às informações trazidas por Diogo Cão e pelo seu espião de serviço (007) Pero da Covilhã.
Porque terá rejeitado os serviços que lhe foram propostos por Cristóvão Colombo?
Quanto ao dia de hoje, 510 anos após o achamento do que chamaram de Monte Pascoal, depois Terras de Vera Cruz e mais tarde 1511 (finalmente) Brasil. Esse primeiro contacto entre povos com culturas e hábitos diferentes é descrito de forma brilhante pelo cronista PERO VAZ DE CAMINHA, escrivão de bordo (aconselho a leitura do texto integral).
Este nóvel encontro de povos viria a dar origem à grande amplitude e importância que a língua portuguesa tem, no Mundo.
(Gilberto Freyre justifica o porquê de tão poucos, conseguirem dar origem a esta amplitude do português falado: - “ …a mobilidade e a miscigenação…).
Cá vai a síntese:
A Ocidente o BRASIL, a Oriente Timor.
No meio Angola, Moçambique e Guiné.
Não julguem que me esqueci de Macau e S. Tomé
E, também, de Cabo Verde, ponto de encontro no Mar-
Povos que têm em comum, o português no Falar.

ARFER


HA CEM ANOS ÉRAMOS 1700 MILHÕES, HOJE SOMOS QUATRO VEZES MAIS.

A àgua é cada vez mais escassa e a poluição vai aumentando. Curiosamente é do país que mais polui a nossa atmosfera e que mais intensamente tem explorado os recursos do PLANETA AZUL, que nasceu a ideia de que é preciso salvar a Terra. Isto há 40 anos, em 22 de Abril de 1970.
Acham que a Biodiversidade, a Mãe Natureza, teve melhoras desde essa data?
Ou, por ventura de alguns e desgraça de todos, os indíces de poluição têm aumentado assustadoramente, com o derrube das florestas (pulmão da nossa Mâe TERRA. MEDITEM...Mas façam qualquer coisa, se nada fizerem, ao menos passem a mensagem. FIM À EXPLORAÇÂO INTENSIVA DA TERRA, QUE È DE TODOS.

ARFER

SíNTESE

Tudo tem um ciclo de vida
A TERRA também o tem.
Não é preciso ser sábio
para isto se entender
Mas "matar" antes do tempo
é dificil, alguem perceber.
Há que travar a ganância
e a vil exploração.
Se um dia todos quisermos
unidos pelo mesmo amor.
A Terra será para todos
e o Mundo será melhor.

ARFER

"..Sempre que o Homem sonha
o Mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."

De ÁNTÓNIO GEDEÃO (POETA), pseudónimo de Rómulo de Carvalho (Quimico e Professor)
Poema cantado por MANUEL FREIRE e tanta gente.

ARFER

segunda-feira, 19 de abril de 2010

GRUPO CORAL DE S. DOMINGOS

Uma canção popular brasileira, interpertada por um CORO de uma pequena cidade ALENTEJANA - MONTEMOR-O-NOVO., relacionada com a vida no "mundo" rural. ARFER

domingo, 18 de abril de 2010






18.04 –“DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS”


Através desta janela vislumbra-se a Natureza pujante, mãe que sustenta a evolução da vida e o equilíbrio natural das espécies.
• O Património que temos, no campo ou na cidade
• E que ao longo da vida nós retemos na Memória
• Foi marcando gerações, deu-lhes uma Identidade.
• São os Monumentos e Sítios que contam a nossa História.

Este ano o “ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios”, elegeu o tema: - “Património Rural / Paisagens Culturais”.
O terceiro “Calhau” que tem entre si e o SOL, Vénus e Mercúrio, é tão belo visto do espaço que o cognominaram de Planeta Azul, mas que de facto se chama TERRA e é nela e dela que o HOMEM vive e é parte integrante da sua PAISAGEM.
Com a sedentarização começou a “tirar” da terra 0 seu sustento, primeiro colectivamente, mais tarde “nasceu” o conceito de propriedade e aí foi o princípio do MAL, que veio a dar lugar a contendas, de maior ou menor amplitude, que com a evolução demográfica se vão agravando nos tempos que correm.
A terra, posse de poucos, por vezes ao abandono, contrasta com o interesse de muitos que dela precisam para dela cuidar e tirar dela o seu sustento.
A Floresta e Paisagens Naturais são destruídas por poucos em função do lucro fácil, em contraste com a luta que muitos vêm fazendo na defesa deste Património Natural, que é de TODOS.
LUTEM NA DEFESA DA TERRA, PATRIMÓNIO QUE È DE TODOS.

ARFER

quarta-feira, 14 de abril de 2010





VIVA O CAFÉ "PERFUME DE LIBERDADE"

Seja "Robusta" ou "Arábico"
Do Brasil ou de Timor.
Seja forte ou aromático,
quando é feito com carinho,
tem o aroma da FLOR,
no sentido figurado.
No presente e no passado,
Sabemos que é verdade,
que é à volta do CAFÉ
Que nasce tanta amizade.
Sendo assim já faz sentido,
O convite que te faço ...
VEM TOMAR CAFÉ COMIGO !!!!


CAFÉ AMIGO
O ARFER ESTÁ CONTIGO!

ARFER

sexta-feira, 9 de abril de 2010

OS QUE NÃO REGRESSARAM






9 ABRIL DE 1918 – “BATALHA DE LA LYS” – 1ª GUERRA MUNDIAL (1914/1918)

Em 9 de Abril de 1918, nas trincheiras aguardava-se o ataque do exército alemão. Cerca das quatro horas da madrugada o bombardeamento pesado começa a cair sobre as tropas portuguesas (mal armadas e mal alimentadas). Ainda assim, suportam muitas horas de terror e sofrimento, mas resistem e, com essa atitude, atrasam o avanço das tropas alemãs. Morreram, num dia só, mais de dois mil. Terá sido uma derrota útil para os aliados porque atrasou a ofensiva alemã.
AS GUERRAS SÃO E SERÃO SEMPRE UMA DERROTA PARA A HUMANIDADE. ARFER

BATALHA DE LA LYS - OS QUE VOLTARAM

ABRIL O MÊS DOS CRAVOS VERMELHOS
















O MÊS DOS CRAVOS VERMELHOS É PLENO DE EFEMÉRIDES E DATAS COMEMORATIVAS.

Curiosamente começa, não com uma efeméride, mas uma tradição:
DIA UM - “DIA DAS MENTIRAS” em Portugal é comum serem os dias todos do ano,
mas neste BLOG não há desse produto.
Ainda que não haja verdades absolutas, as verdades são e serão sempre verdades.
Inventou-se recentemente o termo ou conceito representado pela palavra “inverdade”, mas isso na realidade não existe. É ou não é, eis a questão.
DIA 2 “Dia Internacional do Livro infantil” e dia 8 “Dia mundial dos Ciganos”, lembrei mas não tive tempo. Sobre o dia 9 farei, hoje, uma postagem.
Dia 18 “DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS” , dia 22 “DIA INTERNACIONAL DA TERRA” e dia 23 “DIA MUNDIAL DO LIVRO ….” SERÃO AQUI LEMBRADOS.
O DIA 25 DE ABRIL (QUE MUITO ME DIZ) TERÁ UM TRATO ESPECIAL.
** LEMBRO, TAMBÉM, QUE O DIA 22 DE ABRIL DE 1500 FOI CONSIDERADA A DATA OFICIAL, QUE ESTÁ NA GÉNESE DA FORMAÇÃO DO PAÍS ONDE A LINGUA PORTUGUESA É MAIS FALADA. (Também, terá o seu espaço merecido)