Translate

segunda-feira, 7 de março de 2011

À MULHER ANÓNIMA



Á
Mulher anónima, mulher mãe.


Universo em si, fonte de vida.


Lutadora, sempre cuidando de alguém.


Havendo em ti a força da verdade,


Ergue-te das brumas que te oprimem,


Reclama o teu direito à igualdade




8 de Março Dia Internacional da Mulher

- Factos da história: -

No dia 8 de Março do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas para as 10 horas diárias. Estas operárias recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Em 1977, as Nações Unidas proclamam o dia 8 de Março como o:- Dia Internacional dos Direitos da Mulher e da Paz.



Como era em Portugal, para que a memória não seja curta.


O retrato da mulher durante o Estado Novo

A constituição de 1933, que vigorou até 1974, estabelecia um princípio de falsa igualdade, material e imaterial. A mulher praticamente não tinha direitos. Se se tratasse de uma mulher casada, os direitos eram exercidos pelo chefe de família.

A lei portuguesa designava o marido como chefe de família, donde resultava uma série de incapacidades para a mulher casada, contrariamente à mulher solteira, de maioridade, que era considerada cidadã de plenos direitos, ainda que limitados. A mulher não tinha direito de voto, não tinha possibilidade de exercer nenhum cargo político, e, mesmo em termos da família, a mulher não tinha os mesmos direitos na educação dos filhos.

Nesse tempo, a Lei atribuía à mulher casada uma função específica: o governo doméstico, o que se traduzia pela imposição dos trabalhos domésticos como obrigação. E os poderes especiais do pai e da mãe em relação ao filho resultavam na sobrevalorização do pai e subalternidade da mãe, que, como recomendava a lei, apenas devia ser ouvida.

Outro dos problemas que a mulher enfrentava na altura acontecia nas situações de reconstituição da família. O divórcio era proibido, devido ao acordo estabelecido com a Igreja Católica na Concordata de 1944, pelo que todas as crianças nascidas de uma nova relação, posterior ao primeiro casamento, eram consideradas ilegítimas. E havia duas alternativas no acto do registo: a mulher ou dava à criança o nome do marido anterior ou assumia o estatuto de "mãe incógnita". O que não podia era dar o seu nome e o do marido actual. No que diz respeito à questão profissional, a mulher não tinha direito de acesso a determinados lugares que se considerava que deviam ser ocupados por homens. A magistratura, a diplomacia e a política são apenas alguns dos exemplos de sectores profissionais a que a mulher não podia aceder.

A Mulher era sujeita a restrições sociais impeditivas da sua liberdade de escolha, as casadas não podiam mexer na sua propriedade, as enfermeiras não podiam casar, uma professora só podia casar com um homem que tivesse um vencimento e estatuto superior ao seu, tinham que pedir autorização para casar, autorização que seria publicada em Diário da República.

Uma mulher casada não podia ir para o estrangeiro e trabalhar onde bem entendesse sem autorização do marido. O marido podia chegar a uma empresa ou estabelecimento público e dizer: eu não autorizo a minha esposa a trabalhar. E ela tinha que vir embora, tinha que ser despedida"

E por último, a violência doméstica era votada às “malvas” considerada tabu como sendo normalidade na vivência das famílias. ANORMALIDADES DE OUTROS TEMPOS.

Infelizmente (por enquanto) em muitas sociedades deste Planeta Azul, os direitos da mulher não estão globalizados, pelo que lutar pela paridade de direitos e deveres seja um propósito e um dever de cidadania de todos e para todos.

ARFER

14 comentários:

  1. A mulher sobretudo é forte apesar da aparência de fragilidade.
    Tenho orgulho de ser mulher. Adorei o post.
    Um bj querido amigo

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela bela homenagem, mas, para mim todos os dias é o dia da mulher!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Anônimas , unas e diversas...Parabéns...

    ResponderEliminar
  4. Obrigada poeta, pela magnifica homenagem à mulher.
    Li o seu texto e recordo outra anomalia dos outros tempos. Não era permitido andar descalçado.
    Lembro com tristeza que minha mãe, viuva com 3 filhos para criar, um dia foi à rua descalça e foi castigada. Depois disso, passou a andar com um pé calçado e outro descalço, para poupar. Assim não era multada. Há coisas que jamais nos saem da memória, como as lágrimas da minha mãe nesse dia. Ficou sem dinheiro para para comprar o leite e o pão para nos dar no dia seguinte.
    Obrigada meu amigo.
    Abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo, comungo contigo o apreço pela Mulher, apreço que todo o homem deveria ter, mesmo que nem todas mereçam um total elogio... Também dediquei um texto a Ela no meu blog "Ideias-Novas". Interventivo!
    Saudações e... Bom Dia 8 e Março!

    ResponderEliminar
  6. Vim agradecer a visita e me deparei com tão linda homenagem... Em um dia em que a alma está apertada por lembrar que nesse 7 de março faz cinco anos, mas parecem cinco dias, que eu perdi uma grande mulher, grande em tudo... minha mãezinha. Voltarei sempre!
    Abraços querido!

    ResponderEliminar
  7. Grata pela bela homenagem à mulher.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Caro poeta...como sempre de parabens !!!..sempre
    pensando no Mundo... melhor!!!...
    tenho pena nao encaixar-me no seu poema
    Não sou Mãe
    Simplesmete Mulher.....

    ResponderEliminar
  9. Querido amigo, linda homenagem ao dia internacional da mulher, sinto-me feliz. Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Amei conhecer este espaço maravilhoso!!!
    Já estou re seguindo poeta...
    A parte direcionada a nós mulheres é encantadora...
    Tenha um ótimo fim de semana!!!
    Bjks
    Chrys
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Mulher, sempre o encanto que tranasforma e move o mundo... uma linda homenagem, poeta...

    ResponderEliminar
  12. Olá, passei por aqui para visitá-lo e estou encantada com tudo que li. Obrigada por nos homenagear, poeta!

    ResponderEliminar
  13. Hermoso homenaje a la mujer .
    gracias !!!
    Saludos !

    ResponderEliminar