Translate

terça-feira, 4 de abril de 2017

MARTIN LUTHER KING JR. - 4 DE ABRIL EM MENPHIS!


                                                                                                                   
FICA A HISTÓRIA E A MEMÓRIA.

A 4 DE ABRIL DE 1968 encontraram-se um, MARTIN (assassinado),  defensor da igualdade de direitos e deveres. Os seus restos Mortais encontram-se em Washington. O outro (JAMES RAY), um racista com provas dadas,  o assassino, preso, nesse mesmo dia, condenado, mais tarde,  veio a morrer na prisão a 23 de abril de 1998, com hepatite C e insuficiência hepática. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas na Irlanda.

Martin Luther King Jr. Nasce em Atlanta a 15 de Janeiro de 1929, nos anos 50m e 60  foi  um dos mais importantes líderes do Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no Mundo, numa campanha  onde o pacifismo imperou.

 Ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, sendo o seu primeiro presidente. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963. Na sua intervenção perante centenas de milhar de pessoas de vário credos e cores. Uma sua frase celebrizou-se para sempre:-"I HAVE A DREAM”!

Foi “NOBEL DA PAZ” em 14 de outubro de 1964,  pelo combate à desigualdade racial através da não violência. Interveio, como activista, contra a guerra do Vietnam e a Pobreza. KING é assassinado em 4 de abril de 1968, em Tennessee, após um encontro com: -James Earl Ray, um racista que nasceu emAlton, 10 de Março de 1928 em Nashville. James acreditava que Martin era um traidor, que com a sua acção estava a enfraquecer o país, política e economicamente.

ARFER



 

Sem comentários:

Enviar um comentário