Translate

domingo, 21 de outubro de 2018

MAÇÃ ~DIA MUNDIAL


21 de Outubro - Dia da Maçã

Nos versículos escritos em “tabletes” de argila, na  antiga SUMÉRIA, consta que a “dita”, por ser tão chamativa e apetitosa, deu origem ao pecado original, que deu azo à procriação compulsiva.PIM!  
E agora, o PORQUÊ da coisa:

O Dia da Maçã, foi instituído pela Associação Common Ground, em 1990, a 21 de Outubro, uma iniciativa para promover o consumo desta fruta e dar a conhecer as suas propriedades medicinais.

 As propriedades das maçãs são numerosas; o seu nome latino “pomum” significa “fruto” e para os antigos significa  o fruto de excelência.

 E o que têm as maçãs para serem um fruto consumido desde há cerca de 20.000 anos e que as crenças populares as consideram uma excelente prevenção?

 Fonte de fibra que regula o trânsito intestinal.É um clássico remédio contra a prisão de ventre. 

Contem pectina, fibra solúvel com boas propriedades digestivas.

Limpa o organismo de resíduos. É útil em casos de artrites, reumatismo e gota.

Comida crua, limpa, desinfecta a boca e fortalece as gengivas.

Controla o nível de açúcar no sangue e o colesterol LDL (colesterol mau). È recomendada para os diabéticos.

85% da sua composição é agua, sendo uma excelente fonte de hidratação e muito adequada para dietas de emagrecimento. Mais Sobre as propriedades da maçã

 O Concelho de Armamar - Capital da Maçã de Montanha – possui cerca de 1400 hectares de macieiras, sendo um dos municípios com a maior área de pomares de macieiras no país, tendo uma produção anual de cerca de 50 mil toneladas de maçãs, (segundo dados da Associação de Fruticultores de Armamar e do INE (1999)).

 As principais variedades de maçãs produzidas no município são a golden e a starking, por serem muito resistentes e assim se adaptarem melhor ao frio e às condições geo-climáticas  da região.  Produzem-se em zonas de grande altitude e têm ambas um elevado teor de açúcar, em especial a golden. Existem ainda pomares com outras variedades, como a royal gala, a bravo esmolfe e a reineta.
ARFER



 


Sem comentários:

Enviar um comentário