Translate

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

MAÇÃ TEM O SEU DIA

21 de Outubro - Dia da Maçã
Nos versículos escritos em “tabletes” de argila, na  antiga SUMÉRIA, consta que a “dita”, por ser tão chamativa e apetitosa, deu origem ao pecado original, que deu azo à procriação compulsiva. PIM!  
E agora, o PORQUÊ da coisa:
 O Dia da Maçã, foi instituído pela Associação "Common Ground", em 1990, a 21 de Outubro, uma iniciativa para promover o consumo desta fruta e dar a conhecer as suas propriedades medicinais.
As propriedades das maçãs são numerosas; o seu nome latino “pomum” significa “fruto” e para os antigos significa  o fruto de excelência.
E o que têm as maçãs para serem um fruto consumido desde há cerca de 20.000 anos e que as crenças populares as consideram uma excelente prevenção?
Fonte de fibra que regula o trânsito intestinal. É um clássico remédio contra a prisão de ventre. 
Contem pectina, fibra solúvel com boas propriedades digestivas.
Limpa o organismo de resíduos. É útil em casos de artrites, reumatismo e gota.
Comida crua, limpa, desinfecta a boca e fortalece as gengivas.
Controla o nível de açúcar no sangue e o colesterol LDL (colesterol mau). È recomendada para os diabéticos.
85% da sua composição é agua, sendo uma excelente fonte de hidratação e muito adequada para dietas de emagrecimento. Mais Sobre as propriedades da maçã
O Concelho de Armamar - Capital da Maçã de Montanha – possui cerca de 1400 hectares de macieiras, sendo um dos municípios com a maior área de pomares de macieiras no país, tendo uma produção anual de cerca de 50 mil toneladas de maçãs, (segundo dados da Associação de Fruticultores de Armamar e do INE (1999)).
As principais variedades de maçãs produzidas no município são a "Golden" e a "Starking", por serem muito resistentes e assim se adaptarem melhor ao frio e às condições geo-climáticas  da região.  Produzem-se em zonas de grande altitude e têm ambas um elevado teor de açúcar, em especial a "Golden". Existem ainda pomares com outras variedades, como a "royal" gala, a "Bravo Esmolfe" e a "Reineta."
ARFER

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário